Pernambuco em 20 maratonas

Pernambuco em 20 maratonas

O projeto “Pernambuco em 20 Maratonas” é um trabalho do atleta Israel Gomes Barbosa Neto, que ocorrerá dos dias 31 de outubro a 19 de novembro de 2017 e a Shineray do Brasil é uma das patrocinadora deste projeto. A iniciativa busca a redução da violência e riscos sociais através do incentivo da prática de esportes, forjando, quem sabe, futuros maratonistas por todo o estado. Destinado a crianças e adolescentes de escolas públicas e estaduais do estado de Pernambuco

Israel Gomes B. Neto é Coronel do Exército Brasileiro, 46 anos, natural de Recife/PE. Atualmente exerce o cargo de Comandante da 21ª Circunscrição de Serviço Militar (21ª CSM), em Recife/PE.

O Coronel pratica Triathlon (natação, ciclismo e corrida). Desde 2008 já realizou diversas corridas pelo Brasil e pelo mundo, tendo em sua lista até ultramaratonas. Em 2012 participou da Missão da ONU no Haiti, como ‘Chefe da Seleção de Assuntos Civis’; em 2014 de uma das provas mais difíceis do mundo, a “Maratona do Deserto do Atacama”, no Chile e obteve o 9º lugar geral. Participou também por três anos consecutivos da “Comrades Marathon”, uma ultramaratona de 89 km na África do Sul que reúne cerca de 23 mil participantes, de mais de 60 países.

Durante o projeto, serão realizadas 20 maratonas consecutivas, no período da manhã, totalizando 844 km. Nos períodos da tarde e da noite o atleta realizará um total de 40 palestras motivacionais com o intuito de abordar os perigos do uso de drogas, gravidez precoce, prostituição, exploração do trabalho infantil e criminalidade. Além disso, ele contará com o apoio de programas de rádio e TV local, na cidade onde for concluída cada maratona, para difundir o esporte como ferramenta de inclusão social.

A prática esportiva por meio da corrida de rua será o destaque do projeto em cada etapa da prova. Incentivar as crianças e adolescentes a desenvolver valores éticos, morais e cívicos, que possam contribuir com o exercício da cidadania e melhorar o rendimento escolar. Além disso, estimular as autoridades locais a oferecerem condições adequadas às práticas esportivas.

Ao concluir as maratonas, Israel Gomes Neto tem como objetivo escrever um livro com dados, experiências e resultados da realização do projeto.

Acompanhe o dia a dia deste projeto através do Instagram do atleta: @israelgbn e seja mais um incentivador de projetos sociais como esse.